Dando continuidade a seu projeto de difundir conhecimentos sobre o Transtorno do Espectro Autista, o Grupo Agrega trouxe para Juiz de Fora e região mais um curso voltado para quem convive com crianças autistas, tanto em família quanto profissionalmente.
Ao buscar um tema de interesse e, ao mesmo tempo, pouco frequente, optamos pela seletividade alimentar.
É comum encontrar, entre os autistas, aqueles que rejeitam muitos alimentos ou comem apenas um número reduzido deles. Isto quando não possuem um cardápio único!
Uma forma bem resumida de apresentar o conteúdo deste curso é dizer que ele se propôs a esclarecer as causas e os mecanismos desta seletividade alimentar e discutir possíveis caminhos para a sua superação.
É importante mencionar que o foco não foi falar sobre aspectos nutricionais. Não foi analisado quais alimentos são bons ou ruins para os autistas e sim como ocorre a seletividade e como buscar a sua superação.
AVALIAÇÃO:
Na avaliação não identificada realizada ao final do curso, ele foi avaliado positivamente por 97% dos participantes. Na mesma avaliação, 100% o consideraram de utilidade, recomendariam a um amigo e gostariam de participar de outros cursos sobre TEA conosco.
Esta avaliação encorajou o Grupo Agrega a prosseguir no caminho escolhido.
CONTEÚDO:
Para este encontro veio uma terapeuta ocupacional (currículo adiante) que passou um dia conosco falando sobre
- Alimentação
- Seletividade alimentar
- Processo de alimentação
- Problemas na alimentação
- Avaliação
- Disfunção sensorial
Tratamento
PÚBLICO:
O evento foi destinado àqueles que lidam com crianças com Transtorno do Espectro Autista, especialmente pais, educadores e terapeutas (fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, profissionais de saúde e outros), além de estudantes que desejem ampliar seus conhecimentos.
ONDE E QUANDO:
Ele foi realizado no dia 12/05/2018, de 8h às 18h, no Serrano Hotel (Rua Santa Rita 399, Centro – Juiz de Fora – MG).