O Autismo ou, mais precisamente, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem se tornado cada vez mais conhecido das pessoas graças à divulgação crescente de sua existência, suas características e suas particularidades através dos meios de comunicação.
Assim, as pessoas com esta síndrome, que poderiam ser internadas num passado não tão distante, sofrem cada vez menos preconceito e rejeição, passando por um processo crescente de inclusão, e, ainda mais importante, têm acesso a terapias que as aproximam do convívio social.
Em sintonia com o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, criado pela ONU em 2007, e da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, instituída no Brasil em 2012, Juiz de Fora estabeleceu a Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo a partir de 2016, incentivando a parceria e a colaboração entre instituições para promover atividades onde se discuta, reflita e divulgue dados sobre o autismo e políticas de proteção aos direitos dos autistas.
Inspirados pela importância do tema, por sua atualidade e pelo desejo de contribuir para a qualidade de vida em nossa cidade, buscamos trazer um evento/palestra que acrescentasse informações a este contexto e que, efetivamente, representasse algo significativo.
Tivemos, então, o prazer e a honra de apresentar o evento/palestra, que foi o primeiro de uma sequência, intitulado “ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA CRIANÇAS COM AUTISMO”.
Este evento foi fruto do contato estabelecido com uma equipe de profissionais do Rio de Janeiro que possui uma sólida formação acadêmica aliada a uma grande experiência de capacitação de terapeutas e de atendimento clínico de crianças com TEA.
AVALIAÇÃO:
Na avaliação não identificada realizada ao final do curso, ele foi avaliado positivamente por 95% dos participantes. Na mesma avaliação, 100% o consideraram de utilidade e gostariam de participar de outros cursos sobre TEA. E 99% o recomendariam a um amigo.
CONTEÚDO:
Para este primeiro encontro, vieram uma fonoaudióloga e uma terapeuta ocupacional (currículos adiante) que passaram um dia conosco falando sobre
- Autismo e os desafios para aprendizagem
- A importância do trabalho multidisciplinar
- A importância das atividades estruturadas para TEA
- Aplicação da abordagem TEACCH (níveis 1 a 4)
- Disfunção sensorial e aprendizagem
- TEA e Integração Sensorial
- Dicas e estratégias para o contexto escolar
PÚBLICO:
O evento foi destinado àqueles vinculados de alguma forma ao autismo, como terapeutas (fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, profissionais de saúde e outros), pais, educadores e estudantes que desejassem ampliar conhecimentos em TEA.
ONDE E QUANDO:
Ele foi realizado no dia 25/11/2017, de 8h às 18h, no Anfiteatro 2 do ICH (Instituto de Ciências Humanas) da UFJF.